Fisioterapia Oncológica para que serve?
- genifer.fisio
- 16 de set. de 2021
- 2 min de leitura
O fisioterapeuta oncológico deve estar apto para preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente com câncer. A assistência fisioterapêutica ao paciente oncológico tem início no pré-operatório, visando o preparo para o procedimento e redução de complicações.

Fisioterapia auxilia na melhora da qualidade de vida e na sobrevida de pacientes com câncer.
Qual a indicação?
As indicações para assistência fisioterapêutica são determinadas pelas disfunções causadas pelo tumor no paciente, assim como pelos tipos de tratamento adotados.
Pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico, radioterápico ou quimioterápico podem apresentar disfunções ou sequelas e o fisioterapeuta oncológico surge como peça fundamental tanto no processo de prevenção quanto no de reabilitação do paciente oncológico.
Atuação:
A fisioterapia atua no pré e pós operatório de cirurgias de mama, cabeça e pescoço, tumores ósseos e de partes moles, coluna, cirurgias pélvicas e tóraco-abdominais. Também se faz necessário durante o tratamento de radioterapia e quimioterapia. Devem realizar tratamento fisioterapêutico pacientes com sintomas relacionados à doença e seus tipos de tratamento, onde é comum encontrar presença de dor persistente, fibroses, retrações e aderências cicatriciais, encurtamentos musculares, diminuição de amplitude do movimento das articulações e membros, osteoporose, neuropatias, presença de linfedema quando há esvaziamento ganglionar, alterações respiratórias, trismo, falta de controle motor, incoordenação, fraqueza muscular, incontinência urinária entre outros. Os sintomas variam de acordo com o tipo e localização do tumor.

Os objetivos são manter os segmentos corporais bem alongados, com boa força muscular , controlar a dor, melhorar a função pulmonar, prevenir a presença de inchaços e evitar a inatividade no leito.
Fazem parte do tratamento técnicas de drenagem linfática, linfotaping, técnicas de enfaixamento, exercícios físicos e de alongamentos, eletroterapia, terapia manual, exercícios respiratórios e de relaxamento, técnicas para analgesia entre outros.
Gostou desse texto informativo sobre Fisioterapia Oncológica para que serve?? Então me siga nas redes sociais e continue por dentro de outros assuntos, para que você tenha uma vida mais saudável!!
Até a próxima,
Gênifer Parise - Fisioterapeuta Pélvica e Oncológica
(54)99197-6903
Instagram: @genifer.fisiopelvica
Fonte: INCA e Oncofisio
Comments